Ferramentas Planning Poker gratuítas. Agora não tem desculpa para escapar a estimativas

IMG_3373
Dada a importância de estimar o valor de cada Story, decidi partilhar com vocês alguns sites onde, de uma forma gratuita, você tem as funcionalidades necessárias para apoiar as suas reuniões de refinamento e processo de estimativa, esteja a equipe no mesmo espaço, ou em localizações diferentes.

Para ser honesta, eu prefiro a maneira tradicional de estimar com cartas verdadeiras, com toda a equipe sentada na mesma sala… Mas, precisamos encarar a realidade, há muitas razões onde estes serviços online de planning poker desempenham um papel pragmático e eficiente: em situações de trabalho remoto ou de trabalho móvel (ex.: visitas a clientes, outros escritórios, e principalmente em situações de equipas offshore).
No caso particular, de equipes em offshore ou nearshore, onde a freqüência de reuniões remotas online pode ser alta, esse tipo de serviços online são muito úteis para a prática Agile. A oferta destas aplicações está a aumentar, com conceitos que são multi plataforma (desktop e mobile), disponível em formatos híbridos ou nativos (procure na Apple Store ou no Google Play e ficará surpreendido com o número de possibilidades).
Algumas aplicações têm melhor usabilidade, ou apresentam mais funcionalidades, mais possibilidades de integração com o seu Backlog, importação e exportação de resultados das estimativas através de plugins automáticos. Algumas aplicações apresentam mais funcionalidades de análise gráfica de resultados e outras têm várias funcionalidades ou pacotes comerciais premium.
Neste post, eu irei focar-me nas aplicações gratuitas para o utilizador, permitindo que comece imediatamente o seu processo de estimativa. Creio que com os serviços que seleccionei, cobrirá as necessidades mais comuns que vai encontrar ao iniciar o processo de refinamento e estimativa.
Estas aplicações também devem ser consideradas como ferramentas de trabalho colaborativo e team building. Usando-as principalmente com equipes remotas, irá construir mais rapidamente entusiasmo e espírito de equipe. Estas ferramentas medeiam e estruturam discussões sobre stories, sua implementação e criação de valor para o produto.

Aqui tem a minha lista de sugestões, tive o cuidado de testar todas pessoalmente:

Planitpoker.com

Permite que você crie sessões ilimitadas e não menciona número limite de participantes por sessão. Podemos compartilhar o link da sessão com nossos colegas e o site é responsivo. No final, os resultados podem ser exportados para o Excel.

planitpoker-Personalize

Criar sala de reunião virtual:


planitpoker-Dashboard

Sessão ao vivo

PointingPoker

apontando Poker

Homepage


Com o Pointing Poker você pode organizar suas sessões de refinamento ou também as reuniões de retrospectiva.
apontando Poker-opções

Área de  configurações


Você tem algumas possibilidades de personalização para a sua equipe e na forma de participação.
apontando sessões de poker

Sessão a decorrer

Scrum Poker

Para os fãs de Open Source, esta é uma opção!
Scrum Poker é uma ferramenta web, responsivo, você pode criar um número ilimitado de sessões, e embora não tenha confirmado, não parece ter limite do número de participantes por sessão.

ScrumPoker

Página inicial do Scrum Poker


O Scrum Poker oferece algumas possibilidades diferentes em comparação com o Pointing Poker:

  • O usuário pode aderir à sessão a partir da sua área de pessoal,  ou do mesmo site mobile, através de um link ou código QR.

ScrumPoker-Join

Scrum Poker – Interface para começar a participar da sessão


IMG_3509

Scrum Poker – página mobile para participar da sessão

  • O usuário precisa introduzir o ID da sessão ou através da leitura do código QR.
ScrumPoker-Web história de votação

Scrum Poker – Introdução de Stories para refinamento

  • Uma vez que as stories  são criadas ou carregadas de JIRA ou GitHub, cada participante pode começar a votar individualmente usando seus celulares ou laptops.

ScrumPoker-história estimada
IMG_3512

  • Também podemos consultar algumas análises por sessão o que pode ser interessante.

Conclusão:

Adorei esses dois conceitos de Pointing Poker e do Scrum Poker: o primeiro é apoiado por doações e o segundo é Open Source.
Ambos são baseados na Web, não exigindo qualquer instalação, sem necessidade de subscrição, design limpo e responsivo, fácil de usar e não precisamos escrever stories se quisemos, preservando confidencialidade do projeto/produto. Esses serviços só permitem a conexão e partilha entre membros de equipe.

Sobre os plugins pagos e disponíveis em JIRA 

Para quem estiver interessado em integrar os resultados da reunião de refinamento directamente no seu Backlog em Jira, fazendo o upload directo das estimativas, ogrupo Atlassian também oferece um plugin premium/ pago de Planning Poker.
Este plugin permite que, faça o planeamento antecipado de sprints e importe directamente no backlog as suas estimativas. Veja a demo aqui:

Por favor, deixe seus comentários! Diga-me se você encontrar esses posts úteis em sua prática Agile!

Uncategorized

Leave a Reply